terça-feira, 27 de outubro de 2009

Educação de crianças na educação infantil (0 a 3 anos)

No dia 27 de outubro tivemos a segunda aula.....

E o que mais me chamou atenção nessa aula foi o comentário que fizeram do professor que deve interagir, brincar com seus alunos.....

PROFESSOR COMO SER BRINCANTE.......

E também adorei as falas sobre a educação especial...... pois também acredito que crianças "especiais" tem todo direito de frequentar a educação infantil desde bebes..... e que a escola tem o dever de possibilitar a acessibilidade e o profissional da criança especial tem que ser criativo e cuidadoso para adaptar as atividades, sem excluir a criança especial e nem as "ditos" normais.....

EDUCAÇÃO PARA TODOS......

E adorei os comentários sobre como deve ser o curriculo da educação infantil.... que deve ter o BRINCAR, as ARTES (como pintura), bastente MÚSICA, o FAZ-DE-CONTA e muita LIBERDADE DE EXPRESSÃO.......

CURRICULO FLEXIVEL.......


Beijos..... espero que tenha gostado.....

Dani










 

7 comentários:

SALTO JARAGUÁ DO SUL disse...

Olá Dani...Seja bem vinda ao SALTO PARA O FUTURO...

Bom, gosto das tuas falas porque vc realmente contribui com muita propriedade sempre contextualizando com sua experiência em sala... Já percebi que o comprometimento com seu trabalho, seja na educação infantil ou educação especial é levado bem a sério por você. Continue assim, precisamos de profissionais que façam a diferença com sua atuação. Gostei quando abordou, ontem, “o professor como ser brincante”, o ser brincante que prioriza o seu trabalho docente. Um abraço...
Professora Juraci

pedagogas disse...

PROFESSOR COMO SER BRINCANTE...
É isso aí concordo com vc.
Parabens a educação precisa de professor que faça a diferença, e na educação infantil não é diferente.....
Abraço..
Prof: Luzia

Anônimo disse...

Olá Dani, esta semana temos nos encontrado para falar e aprender um pouco mais sobre e ducação infantil, o professor que senta e brinca junto com as crianças, faz e prepara aulas com o olhar focado nelas para atender as necessidades delas naquele momento, suas contribuições são de grande ajuda, valeu e um abraço, Áurea.

Profª Rejane disse...

Oi Dani, gostei de ter conhecido você e adoro teus relatos diários. No texto você pontua a questão de um currículo flexível, isso é de fundamental importância porque deve ser adptado a realidade das escolas.
Abraço.

Fernanda Kusz disse...

Essa questão de acesso de crianças especias na educação infantil, pra mim é novidade. Nunca parei pra pensar que esse é um direito deles também, a inclusão não é só a partir do ensino fundamental. Assim como muitas escolas de ensino regular, provavelmente as instituições de educação infatil, não estão totalmente preparadas para receber esses alunos, isso inclui os professores.

Abraço.

Niny disse...

Oi Dani, vc é uma ótima educadora eu amei tudo o que vc nós transmitiu o conhecimentos e a sua esperência. E concordo plenamente com vc. É uma das professoras que faz a diferença.
Abraços...

Ieda disse...

Sim, gostei muito e também acredito que o professor deve ser este “ser brincante”. A criança se desenvolve e se descobre brincando com o outro. E para nós professores que brincamos com as crianças notamos como é gratificante e valioso esses momentos de faz de conta, de brincadeiras ao lado delas.
Quanto a Educação Especial, noto que deixa a desejar quanto à questão da Educação Infantil assim como você colocou, é pouco reconhecida e valorizada sendo que é ali nos primeiros momentos da infância que se forma o caráter da criança. É algo que deve ser avaliado mais de perto e tomado providencias cabíveis perante o assunto. Como você coloca: A EDUCAÇÃO É PARA TODOS. Concordo plenamente!
Nossa que Currículo flexível e fantástico hem? Bom seria se tivéssemos esses privilégios em nosso meio, pois nós professoras sabemos que o tempo passa voando e quando pensamos em fazer uma “atividade diferente” fora da rotina, o dia já acabou!!!! Mas, como somos belas profissionais sempre conseguimos dar aquela encaixadinha não é?
Abraço Carinhoso!!!